Fundado em 14 de março de 1869 com o nome de Lyceu Provincial Amazonense, o atual Colégio Amazonense Dom Pedro II, é a escola de ensino secundário (ensino médio) mais antiga de Manaus e uma das 10 mais antigas do Brasil.
No entanto o colégio não tinha sede própria, nos primeiros anos ficou abrigado no prédio do Seminário Episcopal de São José, atual banco do Brasil, na praça 15 de novembro.
Depois de passar por vários prédios, como o do atual Palacete Provincial, em 25 de março de 1881 fora lançada a pedra fundamental do futuro prédio do colégio, sendo inaugurado em 5 de setembro de 1886. Por tanto, este edifício é aproximadamente 10 anos mais antigo que o Teatro Amazonas.
Construído em estilo neoclássico e renascentista em forma que caixa greco-romana.
O prédio era tão grande que abrigou outras instituições como o Museu Botânico (1888), Escola Normal (futuro IEA, 1887), Biblioteca Provincial ( 1889) e o Tiro de Guerra (que influenciou no fardamento, comportamento e símbolos do colégio).
Outra curiosidade é que o colégio passou por várias denominações uma delas foi Colégio Estadual do Amazonas em 1943, talvez nessa época o colégio passou a ser conhecido como Colégio Estadual. No entanto seu nome oficial é Colégio Amazonense Dom Pedro II.
Na década de 1930 ocorreu uma revolta entre os estudantes visto que apoiavam Getúlio Vargas e estavam sendo represados pela polícia, houve confronto armando e alguns alunos foram levados para a delegacia.
Nesta instituição estudaram grandes nomes do Amazonas como o ex-governador Gilberto Mestrinho, o poeta Thiago de Mello, o ilustre Mário Ypiranga e até mesmo uma Miss Brasil Terezinha Morango.
Infelizmente o colégio se encontra em estado de abandono no sentido de sua estrutura arquitetônica. Sua última reforma foi em 2008 e atualmente a estrutura de várias partes do edifício encontra-se em deterioração e até mesmo interditada.
Em 2025 os alunos denunciaram a situação precária do prédio o que levou a uma série de vistorias até ser aprovada a reforma da edificação.

Referência Bibliográfica:
SALES, Julio Cesar Santana Sales. Colégio Amazonense Dom Pedro II: uma análise se sua relevância histórica e turística para a cidade de Manaus. Manaus: UEA, 2016. MONOGRAFIA
Fotos: Julio Sales