Relógio Municipal

Que horas são?

É inevitável passear pelo centro de Manaus e não se encantar com o Relógio Municipal

Mas iai, você conhece a história essa edificação?

Relata-se que a ideia de se construir um Relógio público em Manaus data de 1854, mas foi somente em 1926 que foi dado os primeiros passos para tal construção. 

A Construção em coluna de pedra e alvenaria de tijolo foi inaugurada em 28 de novembro de 1929. Mede 8 metros de altura e tem quatro entradas laterais que dão acesso a um pequeno hall.

O relógio tem duas frentes, uma voltada para a parte superior da Avenida Eduardo Ribeiro e outra para o Porto de Manaus (a principal entrada da cidade naquele período).

O relógio é de origem alemã e tem em sua volta uma inscrição em latim chamada “Vulnerant omnes, ultima necat” que significa: todas as horas ferem a última mata. A frase pode ser entendida como o fato de a todo momento sermos feridos até que no último morremos.

Foi umas das poucas construções da cidade de Manaus que não tive objetivo primordial de embelezamento e sim para resolver desavenças sobre o horário de trabalho e funcionamento do comércio na área central da cidade.

A construção é tombada como Patrimônio Histórico Estadual do Amazonas pelo Decreto 11.197 de 14 de janeiro de 1988.

Que tal da próxima vez que você for ao Bate Palma, dar uma passadinha no Relógio Municipal e observar seus detalhes arquitetônicos?

Referência Bibliográfica:

DUARTE, Durango Martins. Manaus entre o Passado e o Presente. 1 ed. Manaus: Ed Mídia Ponto Comm, 2009

RELACIONADOS
MAIS CATEGORIAS

A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este a sua valorização por parte dos próprios habitantes. Um monumento ou prédio dificilmente será objeto de vandalismo por alguém que conhece seu significado, que conhece o que representa para sua própria história como cidadão.

– MARGARITA BARRETO