Esse artigo traz informações e novas perspectivas sobre um dos prédios abandonados do centro histórico de Manaus: o prédio dos Correios.
Construído na avenida Eduardo Ribeiro em 1905, durante o período áureo da borracha, em alvenaria e pedra com revestimento de azulejo. Foi propriedade da empresa Marius & Levi, que era um importante estabelecimento naquele período.
Em 1921, foi vendido ao Governo Federal para instalar a empresa estatal dos Correios e Telégrafos.
Sofreu incêndio em 1982, depois foi restaurado e, em 1985, voltou a funcionar como correios.
O prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado em 1988. No entanto, desde 2014 está desocupado e atualmente apresenta estado de abandono com infiltrações e crescimento de vegetação em sua fachada.
Em 2025, os Correios anunciaram a venda de alguns prédios que não estão em uso e a Prefeitura de Manaus sinalizou interesse em adquirir o prédio dos Correios da Avenida Eduardo Ribeiro para reformá-lo, no projeto Nosso Centro, e transformá-lo em centro de Artes e Turismo da cidade de Manaus.
Particularmente, acredito que o projeto de conversão do edifício em centro cultural por parte da Prefeitura é louvável! Espero que outros prédios abandonados do nosso centro histórico também tenham uma “luz no fim do túnel” e não acabem virando um montão de ruínas ou um estacionamento, por exemplo.
Se você tivesse dinheiro e aval, teria a iniciativa para restaurar algum prédio histórico da nossa cidade?
Referência Bibliográfica:
BRAGA, Robério. Manaus na palma da mão. 1ª ed. Manaus: Reggo Edições, 2014.