Coreto da Praça da Polícia

O coreto principal da Praça da Polícia foi importado da França no início do século XX (1906). Ele é feito de ferro fundido, bronze e vidro composto pelos estilos Art Noveau e Art Deco.

Tem formato octogonal com piso de ladrilhos hidráulicos com acesso por duas escadas de seis degraus.

O telhado superior da estrutura tem forma de escamas e é sustentado por oito colunas em estilo jônico.

Ornamentando o telhado maior temos uma sequência de gotas de vidro em estrutura de ferro fixadas por oito bustos femininos tendo nas cabeças palmeiras. As gotas estão pintadas nas cores azul e vermelha.

Este telhado é sustentado por oito colunas de estilo compósito. Nas colunas existem liras, ramos de café, lustres de bronze e outros detalhes.

Foto: Júlio Sales

Nas bases das colunas há quatro cabeças de Tritão (quer dizer, apenas três, pois uma foi roubada), que na mitologia romana era filho de Netuno. Entre as colunas há seis guarda-corpos com detalhes de palmeiras, rosetas e grifos que são elementos da mitologia, defensores do tesouro e indicavam proteção.

Como de costume, no estilo Art Noveau existem muitas representações de flores e rostos.

O coreto foi palco de diversas apresentações de música, por exemplo, e atualmente, o coreto, assim como toda a praça, está em estado de desgaste e necessitando de intervenções para retornar aos ares de sua originalidade.

Que tal passar pela Praça da Polícia e tirar algumas fotos nesse coreto com tanta simbologia e detalhes?

Referência Bibliográfica:

MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura (1669-1915). 4 ed. Manaus: Editora Valer, 2019.

RELACIONADOS
MAIS CATEGORIAS

A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este a sua valorização por parte dos próprios habitantes. Um monumento ou prédio dificilmente será objeto de vandalismo por alguém que conhece seu significado, que conhece o que representa para sua própria história como cidadão.

– MARGARITA BARRETO