Você sabia que o Teatro Amazonas foi construído na transição da Monarquia para a República Brasileira?
A construção do Teatro Amazonas começou em 1884 ainda no período monárquico e terminou por volta de 1900 já no período republicano.
Inclusive o grande incentivador da construção do Teatro Amazonas foi um republicano chamado Eduardo Gonçalves Ribeiro, governador que fez inúmeras obras de infraestrutura na cidade de Manaus.
No Teatro temos vários detalhes arquitetônicos que fazem homenagem a essa transição de governo.
Na foto dessa publicação observados o Pano de Boca do palco do Teatro Amazonas que é essa pintura em tecido lonado. A tela tem aproximadamente 13 m de altura e faz homenagem a transição do governo monárquico para a República.
Na pintura observamos uma cortina fechando o brasão da Monarquia como que dando a entender o encerramento daquele período no Brasil.
Do lado oposto do salão temos o camarote do Governador (nome do chefe do Estado no regime republicano, visto que no período monárquico esse chefe era chamado de Presidente da Província). Nesse camarote existem cortinas que sempre estão abertas fazendo alusão de que a República ainda está em vigor até os dias de hoje.
O pano de boca do salão de espetáculo foi confeccionado por Crispim do Amaral, o responsável pela decoração do salão de espetáculo do Teatro Amazonas.
O curioso sobre esse pano de boca é que ele nunca foi dobrado. Ele sobe e desce inteiramente em pé para não danificar a sua pintura.
Existem dois panos de bocas: esse que faz homenagem a transição de governo e um outro que faz alusão ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Curioso né? Vale ressaltar que nem sempre é possível observar os panos de bocas pois geralmente existem apresentações no palco e eles estão suspensos. Então encontrar o pano de boca assim é um privilégio!
Ah, e o pano de boca que faz alusão ao encontro das águas é mais raro ainda de se ver pois ele está erguido para restauro.
Bônus:
Além da representação de governo no interior do Teatro, na parte externa temos a Cúpula que em suas cores fazem alusão as cores da Bandeira do Brasil.