Arqueologia histórica

Tenho certeza que você já ouviu falar de achados de cerâmicas indígenas ou pinturas rupestres. O estudo desses achados faz parte da arqueologia.

Mas você sabia que a arqueologia também é o estudo de achados mais recentes?

Existe um ramo da arqueologia que se chama Arqueologia História, é o estudo de artefatos arqueológicos pós-invasão do Europeu no continente Americano. Esse estudo, ao contrário da Arqueologia Pré-Histórica e Indígena, usa fontes documentais para auxiliar em suas análises.

O seu objetivo é estudar o período conhecido como “Mundo Moderno”, que se estende dos últimos 500-600 anos até o presente.

Você sabia que em Manaus já foi realizada Arqueologia Histórica?

Durante obras de restauro da Avenida Eduardo Ribeiro foram encontrados, sob o asfalto, paralelepípedos do período áureo da borracha bem como os trilhos dos bondinhos elétricos que circulavam pela cidade.

Foi realizado um trabalho de limpeza dos paralelepípedos e dos trilhos e, no cruzamento da Avenida Eduardo Ribeiro com 10 de julho, foram deixados expostos parte dos trilhos como forma de evidenciar a importância arqueológica do local como uma espécie de museu à céu aberto.

Outro estudo de Arqueologia Histórica são as análises das estruturas subterrâneas do sistema de águas pluviais do centro histórico construído pelos ingleses no fim do século XIX. 

Existem várias tubulações de concreto que fazem a drenagem das águas e canalização de igarapés subterrâneos.

Todos esses achados podem ser analisados como uma forma de interação social, histórica, econômica e cultural daquele determinado período de tempo. Junto com fontes históricas como decretos, documentos, mensagens governamentais e livros, pode-se construir um quadro mental de como a sociedade estava organizada durante o período áureo da borracha e quais intervenções urbanísticas foram realizadas na cidade de Manaus.

Arqueologia, portanto, é uma das disciplinas científicas que estudam as relações entre cultura material e sociedades estabelecidas na longa duração.

Iai, você sabia que a arqueologia está mais perto de você do que imagina?

Fotos: Julio Sales
RELACIONADOS
MAIS CATEGORIAS

A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este a sua valorização por parte dos próprios habitantes. Um monumento ou prédio dificilmente será objeto de vandalismo por alguém que conhece seu significado, que conhece o que representa para sua própria história como cidadão.

– MARGARITA BARRETO