Acredito que você nunca tinha visto o brasão ou bandeira da Cidade de Manaus né! Esse brasão fica na sala dos prefeitos no Museu da Cidade de Manaus.
Mas vamos comentar os detalhes deste símbolo cívico da cidade.
O Brasão de Manaus foi adotado primeiramente pelo Prefeito de Manaus Adolpho Guilherme de Miranda Lisbôa. O escudo foi aprovado por Thaumaturgo Vaz através do Decreto Lei em 17 de abril de 1906.
A parte superior do Brasão faz referência ao dia em que a província aderiu à Proclamação da República em 21 de novembro de 1889. A superior esquerda representa o encontro das águas, com a representação de dois pequenos barcos (“bergantis”). Pode representar a descoberta do rio Negro, por Francisco de Orelana no dia 03 de junho de 1542.
A parte superior direita representa a fundação de Manaus. Vemos Forte de São José e a Bandeira que representam o domínio português. Os primeiros fundamentos da cidade estão representados pela casa de palha e as duas figuras centrais fazem alusão à paz celebrada entre os colonizadores e os indígenas com o casamento do comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo.
Na parte inferior consta uma grande árvore seringueira responsável pelo período de efervescência econômica e cultural que a cidade presenciou no fim do século XIX e início do XX.
É possível ver o brasão da cidade de Manaus em alguns lugares do centro da cidade como no Monumento em homenagem à Tenreiro Aranha e na sala dos prefeitos do Museu da Cidade de Manaus.
E aí? Me conta, você já tinha visto o Brasão de Manaus em algum lugar e sabia dos seus significados!
Referência Bibliográfica:
SÁ, Alessandro de. Atlas escolar do Município de Manaus. Ipatinga: E2C Editora LTDA ME, 2012.