Trata-se do prédio mais antigo de Manaus datado de 1861 tendo sido construído (em um tamanho menor) para ser residência do deputado provincial e comandante da Guarda Nacional Custódio Pires Garcia, por essa razão ficou conhecido como Palacete Garcia.
Foi vendido ao governo provincial por 12 contos de rés em 1867. Sendo ampliado para sediar a Secretaria do Governo e Palácio Provincial com residência do presidente da Provincia.
Novo prédio foi inaugurado em 1875 (sofreu novas modificações na gestão de Eduardo Ribeiro 1892-1896) e serviu como sede de várias instituições como biblioteca, escola (Colégio Amazonense Dom Pedro II), poder legislativo e finalmente corpo militar até o ano de 2002 (por esse motivo a praça diante do prédio é chamada de Praça da Polícia).

Foi transferido para a Secretaria de Estado da Cultura para ser restaurado e transformado em Centro Cultural, sendo inaugurado em 2009.
O prédio tem estilo eclético misturando as vertentes renascentistas, neoclássica e traços coloniais.
Atualmente funciona como Centro Cultural Palacete Provincial sediando alguns museus como o Numismática, Tiradentes, , Imagem e Som e a Pinacoteca do Estado. No prédio também funciona um laboratório de restauro de obras artísticas, e salas multiuso.
Referências Bibliográficas:
DUARTE, Durango Martins. Manaus entre o passado e o presente. 1 ª ed. Manaus: Midia Ponto Comm, 2009.
BRAGA, Robério. Manaus na palma da mão. 1ª ed. Manaus: Reggo Edições, 2014.
Foto: Julio Sales