Nas sombras dos oitis

Você já reparou que algumas ruas do centro de Manaus existem bastantes árvores? Como, por exemplo, na Avenida Getúlio Vargas e rua Ramos Ferreira? Também existem bastantes árvores nas praças da Saudade e de São Sebastião.

Você já reparou que todas essas árvores são parecidas? Elas são árvores de Oiti.

Depois de testar vários tipos de árvores na arborização do centro da cidade, encontraram no Oiti a solução para o embelezamento, arborização e climatização da região. Isso lá no século XX!

Vamos conhecer um pouco sobre o Oiti?

O oiti é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e é valorizada por sua copa frondosa que gera sombra farta.

A árvore pode atingir até 20 metros de altura e 60 cm de diâmetro do tronco. Sua copa é globosa, sua casca é marrom clara. Suas folhas são simples e brilhantes e de cor verde escura.

O Oiti é uma árvore importante na Mata Atlântica, fornecendo alimento e abrigo para a fauna silvestre. É uma espécie perenifólia, ou seja, não perde todas as folhas ao mesmo tempo. Pode haver queda gradual ao longo do ano, mas a copa geralmente permanece verdejante.

O Oitizeiro é uma árvore ornamental apreciada por sua copa densa e sombra farta, sendo utilizada em parques, praças, ruas e arborização urbana em estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Seu uso ajuda a refrescar o ambiente e reduz os ruídos. É também muito tolerante à poluição dos grandes centros urbanos.

Em Manaus essa espécie é utilizada na arborização urbana desde o inicio do século XX. Em fotos antigas podemos observar que a Avenida Eduardo Ribeiro era toda ladeada por essa espécie de árvore, hoje em dia restando somente alguns exemplares nas proximidades do Teatro Amazonas.

No entanto, em áreas como a Avenida Getúlio Vargas e a rua Ramos Ferreira ainda são repletas de exemplares dessa espécie fornecendo sombra durante todo o dia.

Ah, possivelmente você nunca tenha visto essa árvore florescendo ou frutificando. Talvez seja pelo motivo dela não ser originária da Amazônia. No entanto seus frutos são abundantes em outras regiões do país se parecendo um pouco com a manga, tanto é que um dos seus nomes populares é Manga-da-praia.

Iai, gostou de conhecer um pouco sobre essas importantes e volumosas árvores do centro da cidade de Manaus?

Referência:

PATRO, Raquel. Oiti: Licania tomentosa. Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/oiti-licania-tomentosa.html. Acesso em 23 de dezembro de 2025.

Fotos: Julio Sales

RELACIONADOS
MAIS CATEGORIAS

A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este a sua valorização por parte dos próprios habitantes. Um monumento ou prédio dificilmente será objeto de vandalismo por alguém que conhece seu significado, que conhece o que representa para sua própria história como cidadão.

– MARGARITA BARRETO