Você já reparou que em prédios históricos como o do Colégio Estadual e o do Teatro Amazonas a parte central da fachada é ligeiramente em destaque para frente?
Essa estrutura se chama Pórtico onde se localiza a entrada do edifício e é uma característica do estilo arquitetônico clássico e neoclássico.
O pórtico é formado pelas colunas, entablamento e o frontão.
O pórtico do prédio do Colégio Amazonense Dom Pedro II é formado por dois andares de colunas. No primeiro andar as colunas são da ordem compósita, visto que tem capitel simples e fuste liso, e no segundo andar as colunas são da ordem jônica, que apesar de terem fuste liso apresentam capitel em forma de pergaminho.
O entablamento entre o primeiro e segundo piso é da ordem dórica pois apresenta uma arquitrave lisa e um friso formado por trígifos e métopas.
No segundo andar temos três sacadas com balaustradas.
Acima do segundo andar do pórtico temos um entablamento da ordem coríntia com um friso liso tendo a inscrição “Gymnasio Amazonense Pedro II”, que foi um dos nomes dessa escola.
No alto do pórtico temos o típico frontão triangular de prédios neoclássicos. Frontões como esse são possíveis observar em outros prédios da cidade como o do Paço Municipal e das igrejas de São Sebastião e dos Remédios.
Interessante como que em uma pequena parte de um prédio podemos aprender tanta coisa sobre arquitetura antiga!
Referência Bibliográfica:
SALES, Julio Cesar Santana. Colégio Amazonense Dom Pedro II: uma análise de sua relevância histórica e turística para a cidade de Manaus. Manaus: UEA, 2016. Monografia.
Fotos: Julio Sales