Você já ouviu falar do Marco Zero de Manaus?
Localizado no coração do centro histórico, a região da Praça Dom Pedro II é a mais antiga da cidade, onde nossa urbe começou.
Ao lado da Praça Dom Pedro II existe a Rua Bernardo Ramos, que inicia na Ilha de São Vicente e vai até a Rua Governador Vitório diante do prédio do antigo Hotel Cassina. A Bernardo Ramos é considerada uma das ruas mais antigas da cidade de Manaus, sendo a primeira a ser urbanizada e oficializada como via.
Inicialmente, era chamada de Rua São Vicente, mas mudou de nome para homenagear Bernardo de Azevedo da Silva Ramos (Manaus, 13 de novembro de 1858 — Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1931). Foi político e comerciante amazonense, um dos fundadores do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas) e do Clube Republicano do Amazonas. Ele foi dono de uma coleção de moedas que contava com mais de 10 mil peças. Atualmente, você pode apreciar toda a coleção no Museu de Numismática Bernardo Ramos, que integra o Centro Cultural Palacete Provincial.
Um detalhe marcante da rua é seu calçamento de Arenito Manaus que foi descoberto durante uma reforma no local, em 2003, onde retiraram toda a camada asfáltica da via. Lembrando que o Arenito Manaus, as famosas pedras vermelhas, foram um dos poucos e primeiros materiais da região de Manaus usados na construção da cidade.
A Rua Bernardo Ramos é marcada pela presença de edificações muito importantes como as Casas mais antigas da cidade que ainda preservam o estilo colonial (onde hoje se localiza o Centro Cultural Oscar Ramos), a Primeira Loja Maçônica de Manaus, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA, o antigo Hotel Cassina, a Praça Dom Pedro II, o Museu da Cidade de Manaus, o Instituto Amazônia, o Largo de São Vicente e algumas repartições militares como a Marinha do Brasil.
A rua mescla estilos arquitetônicos de três tempos: as casas coloniais feitas de taipa, as casas da época da borracha (com suas janelas altas e platibanda) e as construções mais modernas como o Largo de São Vicente.
A via compõe o mais novo espaço turístico da cidade a partir da inauguração do Largo e Mirante de São Vicente, onde manauaras e turistas frequentam todos os dias para visitação e contemplação.
Talvez seja a rua mais charmosa do centro de Manaus.
Você sabe onde fica? Que tal tirar um dia para turistar por essa região? Sugiro ir pela parte da manhã ou no fim da tarde para ver o pôr do sol no Mirante Lúcia Almeida.
Referência:
Amazonas é mais. Disponível em: https://www.amazonasemais.com.br/manaus/bernardo-ramos-a-rua-que-guarda-os-mais-vivos-tracos-da-manaus-do-passado/ Acesso em 31 de dezembro de 2025.