Se você já passeou pelo Largo de São Sebastião com certeza já observou a Igreja de São Sebastião e atentou para seus detalhes arquitetônicos, ou melhor, os detalhes arquitetônicos que faltam…..
Você já se perguntou por que essa igreja só tem uma torre?
Ao longo do tempo várias histórias surgiram para explicar a ausência da segunda torre:
1 – Um naufrágio: relata-se que a segunda torre estava vindo para Manaus de navio lá da Europa. No entanto no meio do trajeto o navio naufragou e a torre sucumbiu no mar nunca chegando em terras manauaras;
2 – Um padre ladrão: dizem que um padre, na época da construção da igreja, desviava o dinheiro da obra por isso nunca tiveram a quantia certa para construir a segunda torre;
3 – Não é a Matriz: como a Igreja de São Sebastião não é a Igreja Matriz ou Catedral de Manaus ela não pode ter duas torres pois esse privilégio dar-se somente à matriz.
O imaginário popular sempre fantasia histórias para explicar o mundo a sua volta, é assim desde os primórdios da humanidade.
Mas, sobre a segunda torre, o que se sabe com os documentos e registros históricos é que a igreja sempre enfrentou dificuldades financeiras para a construção desse templo e por falta de recursos nunca conseguiram construir a segunda torre.
Como essa construção está tombada como patrimônio histórico ela não pode mais sofrer nenhuma intervenção arquitetônica que modifique a fachada ou o tamanho do prédio. Por esse motivo a Igreja de São Sebastião talvez nunca tenha a sua segunda torre!
Iai, sabia disso? Quais dessas explicações você mais acredita?