Zuavos

Você já reparou nessas estátuas na entrada do Palacete Provincial? Eles são os Zuavos. Vamos conhecer a sua história hoje?

A estátua original está na Ponte D’alma no Rio Sena em Paris. A construção inicial da ponte ocorreu entre 1854 e 1856. Foi inaugurada por Napoleão III em 2 de abril de 1856. Na época, cada um dos quatro pilares da ponte foi decorado com uma estátua de natureza militar: o Zouave de pedra calcaria (1854), de Georges Diebolt foi o único que restou.

O Zouave (como eram chamados os antigos soldados argelinos) é uma grande estátua localizada em um dos pilares da ponte d’Alma e desde 1856 vem sendo usado para medir o nível das águas do rio Sena.

Zouave era um soldado de infantaria do exército colonial francês na Argélia, atuou em todas as guerras a favor da França, na África do Norte.

A palavra Zouave vem do árabe magrebino, zwawi, que significa confederação de tribos Cabilas, que englobava várias províncias, nas regiões montanhosas, do norte da Argélia. 

As estátuas manauaras são datadas de 1895 e estão na entrada principal do Palacete Provincial. São dois soldados franceses, da força regular e a força colonial argelina. Estão em posição militar e trajados da mesma forma que as estátuas de zuavos na Ponte D’Alma no Rio Sena, em Paris.

Os uniformes são vistosos. Um deles deve ser da infantaria carregando cobertor, barraca de campanha, cartucheira, cantil e baioneta e o outro ostenta a medalha da Legião de Honra, a comenda mais importante da França.

Você já conhecia os Zuavos de Manaus?

Foto: Júlio Sales

Referência:

PAVESI, Tom. O Zouave da Ponte de l’Alma. Disponível em: https://segredosdeparis.com/o-zouave-da-ponte-de-lalma/. Acesso em 28 de dezembro de 2025.

RELACIONADOS
MAIS CATEGORIAS

A recuperação da memória leva ao conhecimento do patrimônio e este a sua valorização por parte dos próprios habitantes. Um monumento ou prédio dificilmente será objeto de vandalismo por alguém que conhece seu significado, que conhece o que representa para sua própria história como cidadão.

– MARGARITA BARRETO